Plano de trabalho - matrizes
Márcio Fernandes da Silva fernandes.marcio08@uol.com.br 1. Introdução:
A teoria das matrizes que se aprende no Ensino Médio é bastante importante para o entendimento de diversas situações contextualizadas, para calcular uma série de situações a partir do emprego/uso de tabelas diversas. Além disso, é muito importante este estudo para fornecer ao aluno o conhecimento de aplicações diversas do emprego de dados organizados em linhas e colunas, situações largamente empregadas em banco de dados, cadastros, controle de estoque,etc.
Em outras palavras, as matrizes podem ser de extrema valia para inúmeros ramos, de atividades diversas, além de contribuírem para uma compreensão exata dos benefícios do emprego das tabelas no entendimento e leitura de dados.
2. Estratégias adotadas no Plano de Trabalho:
O Presente plano de trabalho está organizado conforme o Roteiro de Ação 1, a proposta é a resolução de situações problemas que exijam a organização, leitura e compreensão de dados coletados bem como organiza-los para o perfeito entendimento das informações manipuladas, e a sua disposição no sentido que permita operar com essas tabelas, facilitando situações diversas em que se empregam dados.
Atividade 1:
Habilidade relacionada:
H33 – Identificar elementos dispostos em tabelas e operar dados organizados em matrizes matemáticas.
Pré-requisitos:
Matemática do Ensino Fundamental.
Tempo de Duração: 120 minutos
Recursos Educacionais Utilizados: Folha de atividades; planilhas.
Organização da turma:
Turma organizada em pequenos grupos.
Objetivos:
Estudar a organização dos números em tabelas.
Compreender possíveis operações com dados tabelados na resolução de problemas.
Metodologia adotada:
A aula será iniciada apresentando a proposta de atividade e em seguida serão formados os pequenos grupos e distribuidas as situações problemas (dados gerais organizados em tabelas). Daí então, os alunos