Plano de trabalho lombrigas
1 Título do trabalho: Tratamento de lombrigas segundo a medicina popular e científica.
2 Fundamentação teórico-pedagógica: Para elaboração do presente plano de aula, foi feito levantamento bibliográfico em plataformas de dados na internet e em livros de parasitologia. Tal levantamento propiciou o encontro de manuais de medicina popular do século XVII, resgatando e preservando, então, a medicina popular daquela época. Entretanto, durante o curso das pesquisas de revisão, observou-se que as receitas postuladas nos escritos de medicina popular utilizando plantas são de uma facilidade imensa para a preparação da receita e do uso das mesmas, além de ser acessível a toda e qualquer família brasileira e possuir baixo custo para sua elaboração. Em contraste, a medicina clínica aborda o tratamento de lombrigas utilizando medicamentos com propriedades anti-helmínticas, a qual não difere do principio ativo encontrado nos vegetais utilizado na medicina popular; destacando também o fato de que as moléculas utilizadas para fabricação do medicamento é advinda de vegetais. Com base nesses resultados, pode-se afirmar que a utilização de vegetais segundo a medicina popular deve ser aplicada e resgatar à sociedade para que haja melhorias na saúde pública de forma prática e não dispendiosa, trazendo a importância de raizeiros nesse contexto.
3 Objetivos conceituais e comportamentais: Expor aos alunos doenças causada por lombrigas, elucidando características biológicas dos agentes infecciosos; formas de tratamento e elaboração de receitas utilizando plantas medicinais. Espera-se que o aluno compreenda a importância do tratamento segundo a medicina popular e execute-a no seu dia-a-dia no final do curso do presente plano de aula.
4 Nível (ensino fundamental ou médio): Ensino médio.
5 Metodologia de aplicação;
Os métodos didáticos a serem usados ao longo das aulas que discutiremos serão: Aula expositiva dialogada; Tempestade de ideias; Problematização;