Plano de trabalho AEE
Considerando as informações constantes no relato, Ricardo é uma criança que está bastante defasada em relação aos conteúdos das diversas áreas de conhecimento, demonstra dificuldade na comunicação expressiva e receptiva e possui um comportamento social incompatível com sua idade cronológica. Desta forma, os objetivos contidos no plano são incoerentes com a problemática apresentada, uma vez que os mesmos não visam ampliar a comunicação do aluno utilizando diferentes recursos e nem propiciar atividades e a exploração de diferentes materiais gráficos que estimulem o interesse e aumente a funcionalidade da língua oral e escrita. Outro objetivo não contemplado está relacionado à adaptação de materiais para a utilização na sala regular.
Mediante os objetivos propostos no plano, um trimestre é tempo insuficiente para que os mesmos sejam efetivados com sucesso, pois o tempo necessário seria de no mínimo um semestre, com revisão trimestral, apoiada nas discussões desenvolvidas nos Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), Horário de Trabalho Pedagógico (HTP), Conselhos de Ano/Ciclo e Reuniões Pedagógicas.
De acordo com o planejamento o atendimento aconteceria no contraturno individualmente e assim não atenderia de forma integral as propostas, pois dois dos objetivos são promover a socialização das crianças da sala de aula por meio de brincadeiras e incentivar a comunicação entre os componentes do âmbito escolar. Para se atingir tais objetivos a ação colaborativa seria o indicado, pois promoveria um planejamento e uma prática conjunta com o professor da sala de aula comum envolvendo todos os alunos da classe.
Os materiais indicados estão em partes de acordo com as atividades propostas, já que estimular a participação e o comprometimento da família no desenvolvimento escolar da família não é possível por meio de recursos materiais e sim através de constantes conversas e orientações. Outra