Plano de segurança e saude
Estabelecer as medidas de prevenção de Acidentes de Trabalho adequadas às actividades desenvolvidas, inerentes à construção da escada metálica e adaptação ao espaço em obra.
Estabelecer as medidas a adoptar nos diversos cenários de emergência identificados;
Identificar os requisitos legais aplicáveis e a vigilância do seu cumprimento;
CARACTERÍSTICAS GEOLÓGICAS, HIDROGRÁFICAS E GEOTÉCNICAS DO TERRENO
Os trabalhos a desenvolver estão compreendidos ao nível do solo e zona aérea, pelo que não existe necessidade de executar movimentos de terras significativos, apenas para a abertura de 3 fundações de sapatas.
Fundações:
Na fase de execução das fundações é necessário ter conhecimento mais exacto da constituição do terreno, devendo sempre obedecer a criteriosas medidas de planificação e supervisão na área de segurança.
Regras básicas:
Fazer o reconhecimento do terreno: características geológicas do terreno - Classificação do terreno – média, pouco ou sem consistência;
Impacto da escavação nas redes de abastecimento – Electricidade, águas, esgotos e telefones caso exista interferência, deve a direcção da obra, proceder às necessárias diligências, no sentido de alertar as entidades competentes.
A partir destes pontos, pode-se definir com algum rigor, quais as necessárias medias de segurança a serem adoptadas com o objectivo de evitar acidentes.
Explosivos:
Não se pode utilizar de explosivos, pelo que se tem de utilizar equipamento mecânico, caso seja necessário, devendo ser o martelo pneumático ou outros métodos.
Infra-estruturas técnicas:
No local onde serão feitas as escavações das fundações será conveniente analisar previamente no que diz respeito à rede de água, rede de esgotos e rede eléctrica, ainda que não seja de prever qualquer situação problemática, pois trata-se da abertura de 3 sapatas de fundação dos pilares metálicos.
Não existe no local nenhum condicionalismo impeditivo à