plano de rigging
ELABORAÇÃO DE PLANO DE RIGGING
SÃO MATEUS – ES
25/11/2013
FERNANDO DISTÉFANI
HEBER BRAGA GUIMARÃES
RAFAEL DE OLIVEIRA PESSANHA
ELABORAÇÃO DE PLANO DE RIDDING
SÃO MATEUS – ES
25/11/2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Diariamente, há uma demanda muito grande de vários setores por serviços de transporte de cargas. Esse transporte muitas vezes envolve objetos de grande dimensão e grande peso. Isso é algo que dificulta o transporte. Além do mais, existe um agravante: muitas vezes esses objetos devem ser transportados para locais altos ou por cima de locais habitados. A movimentação de cargas compreende as operações de elevação, transporte e descarga de objetos. A movimentação mecânica de cargas permite que, de um modo planejado e seguro, e com recurso a um determinado conjunto de materiais e meios, se movimentem cargas de um determinado ponto para outro.
Esta operação compreende as seguintes fases: elevação (ou carga); manobra livre (ou movimentação); assentamento (ou descarga).
Para que essa movimentação da carga seja realizada, é utilizado guindastes projetados para efetuar as operações necessárias. No entanto, o uso desses guindastes envolve um planejamento detalhado. Isso ocorre devido a grande periculosidade existente em manipular cargas bem pesadas a alturas relativamente elevadas.
Além do mais, o próprio ambiente em que se irá realizar a operação muitas vezes não é propício. É comum haver estar presentes no ambientes torres, árvores, depressões do solo, prédios e inclinação do solo. Tais coisas aumentam a periculosidade da operação.
Para seja realizada uma operação de modo seguro e eficiente é necessário elaborar um Plano de Rigging. Tal plano irá detalhar todos os movimentos e ações do guindaste durante todo o processo.Dessa ficará mais fácil para o operador guiar o guindaste de maneira