Plano De Rh
Em todas as empresas existem avaliações de desempenho formal ou informalmente. “Quando não existe um programa formal o problema, em geral, é que os superiores dizem aos funcionários sobre o seu desagrado quando o trabalho vai mal, e acabam se esquecendo de que as pessoas desejam crescer profissionalmente, e não fazem planos de desenvolvimento para elas. Um programa formal de avaliação deve trazer, portanto, benefícios para a empresa e para as pessoas que nela trabalham”. (PONTES, 1986, p.13).
“Somente a chefia, que convive diretamente com o empregado, poderá identificar potencialidades, experimentar a capacitação de seu pessoal através da delegação de responsabilidades, estimular a criatividade e a participação na solução de problemas de trabalho; enfim, somente ela poderá criar o clima e ampliar o “espaço psicológico” para que as pessoas possam crescer profissionalmente e, transformando a maturidade profissional em energia e desempenho organizacional”.
(Lucena 1977, pg 12)
Conforme brevemente descrito acima sobre avaliação de desempenho será aplicado da seguinte forma:
Treinamento para os líderes e supervisores, que neste caso representam a chefia imediata dos demais colaboradores. Este treinamento consiste no esclarecimento de como deve ser aplicada a avaliação para que a mesma possa ser feita de forma natural e correta e para que eles possam instruir outras pessoas que poderão aplicar a avaliação uma vez que o tipo de avaliação escolhida não necessariamente é aplicada pelos chefes imediatos, assim alcançando seu objetivo principal, que é descobrir o potencial de cada colaborador e investir no seu desenvolvimento. A avaliação proposta para ser aplicada será a avaliação 350° também conhecida como feedback onde o colaborador poderá ser avaliado por seus pares de trabalho, superiores, subordinados, clientes internos e externos. Neste tipo de avaliação é considerada também a avaliação que o próprio funcionário faz de si mesmo.