Plano de recuperação de desastres
Imaginemos uma situação onde determinada organização sofra algum tipo de desastre que possa ser caracterizado como natural, acidental ou intencional, algo que realmente faça com que o principal serviço dessa organização pare de trabalhar. Por exemplo, uma empresa de tecnologia que possui vários servidores, cada um destinado a uma tarefa diferente, mas que é vital para a lucratividade da mesma. Em determinado momento acaba a energia, ou acontece algum incidente que venha a parar completamente os serviços de cada um dos servidores, fazendo assim com que a empresa perca o andamento de seus serviços e lucratividade, consequentemente afetando sua imagem no mercado.
É neste momento que o Plano de Recuperação de Desastres entra em ação e mostra sua importância, pois tem por finalidade justamente, em casos deste patamar, auxiliar nas ações para a normatização dos serviços de uma organização com o mínimo tempo e impacto possível.
Plano de Recuperação de Desastres
A recuperação de desastres é a habilidade de recuperar a empresa vitima de um de um evento que impactou o funcionamento do seu centro de dados o mais competente e rapidamente possível. Ao elaborar um plano, foi tomado o primeiro passo da recuperação de desastres. O tipo de desastre pode variar, mas o objetivo final será sempre o mesmo. Restabelecer as atividades da empresa!
Um local de backup é vital, mas será inútil sem um plano de recuperação. O plano de recuperação de desastres ou plano de continuidade dos negócios irá determinar cada faceta do processo de recuperação de desastres, incluindo, mas não limitado a: Quais eventos denotam possíveis desastres Quais pessoas na empresa têm autorização para declarar um desastre e, consequentemente, colocar o plano em ação A sequência de eventos necessária para preparar o local de backup, uma vez declarado o desastre As funções e responsabilidades de todo o pessoal envolvido na execução do plano Um inventário do hardware e software necessários para