Plano de negócios
Este trabalho foi feito, a fim de demonstrar os sistemas e métodos de avaliação, com a função de expor idéias e debater o assunto em sala de aula. Cada um deve mostrar o seu ponto de vista e o que acha destas avaliações.
Os Principais Métodos Tradicionais da AD.
O problema de avaliar o desempenho de contingente de pessoas dentro das organizações conduziu a soluções que se transformaram em métodos de avaliações bastante populares, estes são chamados de métodos tradicionais de avaliação do desempenho. Esses métodos variam de organização para organização, pois cada uma tende a construir seu próprio sistema de avaliar o desempenho das pessoas. É comum encontrar em muitas delas sistemas específicos, conforme o nível e área de alocação de pessoal, como sistema de avaliação de gerentes, mensalista, vendedores etc. Cada sistema atende a determinados objetivos específicos e a determinadas características do pessoal envolvido. Pode-se tanto utilizar vários sistemas de avaliação do desempenho como estruturar cada um deles em um método de avaliação que seja adequado ao tipo e as características do pessoal envolvido. Essa adequação é importante para a obtenção de resultados do método. A avaliação de desempenho é um meio, um método, uma ferramenta e não um fim em si. É um meio para obter dados e informação que possam ser registrados, processados e canalizados para a melhoria do desempenho humano nas organizações. Na verdade não passa de uma sistemática de comunicações, atuando no sentido horizontal e vertical da organização. Os métodos utilizados são:
Métodos das escalas gráficas:
Existem 3 (três) tipos de escalas gráficas as continuas, semicontinuas e as descontinuas. Escalas gráficas contínuas: Consiste em escalas em que apenas os dois pontos extremos são definidos e a avaliação do desempenho poderá situar em qualquer ponto da linha que os une. De fato, há um limite mínimo e um limite máximo de variação do fator de avaliação e pode ser feita