Plano de negócios
DESENVOLVIMENTO DE PLANO DE NEGÓCIOS
[pic]
Professor: Antonio Carlos (Tony)
Material elaborado por: Prof. Paulo Gurgel
Prof. Vivian da Matta
São Paulo, 2013
Aula 1 Apresentação da disciplina
Aula 2 Introdução ao empreendedorismo
A TRAJETÓRIA HISTÓRICO DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
Do descobrimento do Brasil até o final do século XVIII, este país foi única e exclusivamente saqueado, pois não era permitido a ninguém nenhuma atividade que não fosse a extração mineral ou a agricultura, que eram levadas de nossas terras para as Colônias. Toda e qualquer mercadoria industrializada somente podia ser adquirida por meio da importação, dado os acordos e contratos da época.
O Brasil era caracterizado como um país predominantemente agrícola, baseado no trabalho escravo, primeiramente dos negros e em seguida dos italianos, alemães, orientais entre outros, cuja obrigação era produzir produtos agrícolas e matérias-primas para serem exportadas para a Europa.
O empreendedorismo, como agente econômico, capaz de empreender novos negócios, somente começa a aparecer no Brasil, no início do século XIX, com a vinda da família real portuguesa para este território.
Com a presença da família real no Brasil, órgãos públicos administrativos foram criados, escolas foram implantadas e começaram a surgir oportunidades de criação de empresas pelos brasileiros.
Segundo Iglésias (1988) apud Corcetti (2000) “(...) o impulso de 1808 foi mais possibilidade que realidade. E o país continuou em suas atividades artesanais generalizadas, de âmbito restrito, pois as manufaturas tentadas malograram. O amparo estatal não foi suficiente para alterar o panorama”.
Somente após 1844, quando o Brasil não renova o tratado de importação de produtos vindos da Inglaterra, com taxas mínimas, forçando os ingleses a pagarem taxas de exportação que variavam de 30% a 60%, é que a economia