Plano de negócios
Comportamento organizacional é a ciência que estuda o comportamento e ações dos indivíduos, grupos, empresas, entre outros; tendo como objetivo melhorar cada vez mais o desenvolvimento da empresa e também dos indivíduos como seres humanos, através do desenvolvimento de novas maneiras de acabar com os mitos que criam o medo do novo, estimular o crescimento das organizações e desenvolver o autoconhecimento de cada um.
O que nos leva a outro assunto muito importante chamado:
Visão Sistêmica.
Há alguns anos atrás o conceito de visão considerado “correto” era o cartesiano que tinha como teoria que os fatos deviam ser desmembrados e analisados separadamente por serem independentes.
No século XX criou-se a Visão Sistêmica, que tem como teoria o método de ver as situações, problemas e contextos como um todo e não como fatos isolados.
O conceito de visão sistêmica não tem como objetivo invalidar as teorias do sistema cartesiano, mas sim mostrar que apesar de alguns problemas e situações terem necessidade de ser estudados mais profundamente e em separado devidos à sua complexidade, não se deve perder a visão do todo, pois tudo está interligado e relacionado a outros fatos que se deixados de lado fariam todo o estudo ser ineficaz ou até mesmo criar problemas maiores e mais graves.
Esse conceito de visão do todo é inovador, e procura diminuir as limitações e divisões não só em problemas e situações empresariais, mas também no que diz respeito à desigualdade social, monopolismo político, concentração de poder, recursos financeiros e tecnológicos nas mãos de uma minoria.
Afinal que sentido faz termos tanta tecnologia, inovação e recursos se aqueles menos favorecidos economicamente não têm acesso a eles?
Como exemplificação da necessidade de visão sistêmica podemos utilizar o próprio corpo humano. Vejamos a seguinte situação:
É fato que nosso corpo funciona como um sistema em que todos os órgãos trabalham com um só objetivo: a saúde e