Plano de negócios para Imobiliária
Pelotas originou-se a partir do influxo de charqueadores (e suas famílias) bem como mão-de-obra competente em atividades como captura do gado xucro para arrebanhamento, e posteriormente, cura e tratamento da carne (e do couro). É neste contexto que o povoamento das margens do São Gonçalo deu surgimento à freguesia de São Francisco de Paula, que se tornaria a cidade de Pelotas.
Com o imenso sucesso financeiro que a carne-seca trouxe, os charqueadores investiram muito dinheiro no desenvolvimento cultural e econômico do povoado, lançando os alicerces para aspectos que nos definem até hoje, como capital cultural, repleta de uma arquitetura artisticamente rica. Construíram belas edificações(verdadeiros palacetes), financiaram a educação através de preceptores, e a cultura, construindo o Teatro 7 de Abril antes mesmo do povoado tornar-se efetivamente uma cidade.
Hoje, ao observarmos qualquer pesquisa acerca das atividades econômicas da cidade, percebemos que o setor de prestação de serviços é imensamente responsável fluxo monetário da cidade. Isso se reflete por diversos fatores: grande números de instituições de ensino técnico e superior, que abrigam estudantes de diversas áreas, de dentro e fora do estado; papel centralizador (macropolo) em diversas instituições federais, que nos torna prestadores de serviços em diversas cidades vizinhas em áreas como saneamento, educação, e saúde; comércio de produtos, agrícolas e têxteis principalmente, inclusive com exportação para a região. Este é o cenário atual em Pelotas, aliando-se ainda um revigorante interesse por parte do governo e empresas internacionais de grande porte, muito em função (mas não apenas) do futuro polo naval, do qual Pelotas será um importante braço. Com instalação de um novo distrito industrial naval na cidade e toda a atividade econômica proveniente do polo, haverá um alavancamento ainda maior do desenvolvimento, que já vinha crescendo de forma paulatina, mas constante,