Plano de Negócios de uma empresa
Nos dias atuais, as pessoas tem se ocupado de atividades altamente sedentárias, o que contribui para o surgimento de problemas de saúde ligados à falta de atividade física.
Além disso, o mercado de trabalho altamente competitivo, com cobranças de alta performance e resultados em menor tempo, produz uma carga de estresse que leva os indivíduos a problemas também de saúde psíquica.
Há estudos também demonstram que a atividade física contribui para a prevenção e diminuição das doenças do sedentarismo e do estresse.
Desta forma, pensando em contribuir para o bem estar daqueles que se encontram em situação de risco de doenças físicas ou psíquicas ocasionados pela vida sedentária e estressante e ainda, principalmente, buscando a prevenção de tais males, a equipe irá prestar serviços de consultoria para a elaboração e implantação de um projeto de dança, ginástica e nutrição de uma
Cooperativa de Dança e Ginástica denominada Livre Expressão.
A equipe elaborará um plano de negócios para o projeto, que visa oferecer atividades físicas de forma alegre, descontraída e prazerosa, atendendo a todas as faixas etárias.
As atividades serão norteadas pelos princípios do condicionamento aeróbico e treinamento intervalado, visando a melhora da resistência cardiorespiratória, aumento do tônus muscular, ritmo e coordenação motora, manutenção ou diminuição do peso.
1.
A ORIGEM DAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA
Capinussú & Costa (1989) citam que, em 387 a.C., Platão denominou de Akademia, em homenagem ao herói ateniense Academus, o espaço onde havia o ensino de diversas práticas, entre elas a práticas lúdicas e esportivas.
As academias, conhecidas antes como ginásios de esportes, existem desde o século
XIX, quando o alemão, professor Attila, montou em 1867, em Bruxelas, uma instituição destinada ao ensino da cultura física com aparelhos.
Os espaços fechados para a prática de atividades físicas foram surgindo progressivamente na França e,