plano de negócio
3.1. Levantamento dos dados para o Estudo de Viabilidade
O estudo é definido pela quantidade mínima de produção necessária para viabilizar a cooperativa com fabrica artesanal da banana com as características técnicas e operacionais aqui definidas. O presente perfil tem por finalidade mostrar a viabilidade de se estruturar uma unidade de beneficiamento de banana, considerando-se os recursos necessários, condicionantes existentes e perspectiva de mercado.
O enquadramento do negócio é aumentar a renda das trabalhadoras, através da venda de banana e doces derivados para a merenda escolar; devendo, portanto, ampliar a produção e os canais de distribuição. O estudo direciona as principais informações financeiras ligadas aos custos, preços e metas de comercialização para estrutura financeira desse negócio inclusivo, conhecendo suas estruturas de custos e receitas.
O cenário atual da cooperativa é a falta de remuneração entre os membros participantes. Os custos superam a receita, de modo que o dinheiro das vendas é todo empregado para a manutenção da cooperativa. A atividade de venda de banana in natura e doce/ bombons (chocolate) apresenta uma estrutura de custos baixa.
No município onde a cooperativa esta inserida foi realizada um pesquisa de mercado nos supermercados da cidade e também na cidade vizinha: Parauapebas. Mostrando que existe um público hábil ao consumo de doces e que não fideliza marcas de doces, mas sim quanto ao sabor. Os moradores demonstraram com 67% que tem interesse por lançamentos de novas marcas de produtos. Tendo boa aceitação com novidades, elegeu com 52% a certeza de que compraria um novo produto no mercado, em Parauapebas. Já em Curionópolis, o cenário encontrado também não foi diferente, apesar de 87,5% da população está satisfeita com os produtos existentes no mercado, a pesquisa demonstrou que 83% da população esta interessada em lançamentos. As pessoas entrevistadas comentavam pela preferencia por