PLANO DE NEGÓCIO
Ao planejar como montar sua empresa é imprescindível que uma de suas primeiras preocupações recaia na elaboração de um minucioso Plano de Negócios.
O Plano de Negócios é uma metodologia de planejamento e ordenação de cada um de seus sonhos e ideias visando torná-los realidade de uma maneira rentável.
Este plano servirá primeiro para a definição do negócio proposto confrontando-o com o seu perfil e o perfil de seus sócios, se for o caso.
A definição dos rumos implicará decidir exatamente o que essa empresa irá ofertar para o mercado, independentemente de ser algo a ser industrializado, mercadorias a serem revendidas ou serviços técnicos a serem prestados.
É comum pessoas interessadas em empreender, optarem por uma atividade que esteja “dando lucro” naquele momento, independentemente do fato de conhecerem ou não tal atividade! Mas qual o risco disso?
O risco principal é deixar de levar em consideração outros inúmeros fatores como:
•Atividade que represente a sua realização profissional;
•Afinidade entre o seu negócio, você e seus sócios;
•Compatibilidade do mix de produtos a ser ofertado em relação ao perfil de seus clientes;
•Compatibilidade do volume possível de vendas em relação aos seus custos operacionais e fixos;
•O perfil de seus concorrentes;
•As tendências e evoluções do mercado.
Todos estes fatores devem ser analisados com muito critério e cuidado, organizando-os neste Plano de Negócios. Seu principal propósito é conhecer ou descobrir ainda mais variáveis que estarão envolvidas e saber utilizá-las em prol do sucesso.
No passo seguinte será necessário definir a forma jurídica com a qual a empresa será constituída, e a melhor e mais vantajosa opção para o enquadramento tributário. A correta opção destes fatores poderá determinar a viabilidade econômica do negócio.
O Plano de Negócios também será determinante para que o empreendedor possa pré-visualizar os demais aspectos mercadológicos relacionados ao novo