Plano de negócio
O pantanal ocupa a parte sul do estado do Mato Grosso e o noroeste do Mato Grosso do Sul. Essas são as regiões brasileiras do bioma, que somam cerca de 137mil km². Além da fronteira, ele continua pelo norte do Paraguai e o leste da Bolívia. Totalizando 230mil km².
Por sua rica biodiversidade, o pantanal é considerado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) um Patrimônio Natural Mundial.
Restam 83% da região original do pantanal.
Fauna
A fauna pantaneira é muito rica, provavelmente a mais rica do planeta. Com mais de 650 espécies de pássaros, 120 de mamíferos, 90 de répteis e 250 de peixes
Vegetação
A vegetação é um conjunto de diversas paisagens. O bioma fica próximo à região amazônica e ao cerrado. a proximidade com tais áreas faz com que o pantanal apresente algumas formações vegetais próximas às da Amazônia, como as que aparecem em terrenos alagados, e outras parecidas com as do cerrado, como nos campos não inundados ou nas matas de galeria.
Clima
O clima no Pantanal é classificado como tropical; caracterizado por temperaturas elevadas. A região apresenta duas estações bem definidas: o verão chuvoso, de outubro a março, quando a temperatura fica em torno de 32º C e o inverno seco, de abril a setembro, quando a média de temperatura é de 21º C.
De novembro a abril as chuvas caem torrenciais na região causando enchentes. Com isso, as planícies pantaneiras, que tem baixo declive, ou seja, são pouco inclinadas, retém as águas que por elas passam. Como o solo das planícies é pouco permeável, ele não consegue absorver todo o volume de água, que acaba por inundar grandes áreas. E assim são formadas lagoas, baías, pântanos e brejos que permanecem ligados através dos cursos dos