Plano de negócio
No panorama atual do mundo globalizado, uma maior eficiência na logística do fluxo de distribuição de serviços e mercadorias resulta numa vantagem competitiva muito forte. Considerando a complexidade das atividades que compõem essa setores internos com a missão de administrar a logística global.
As atribuições da função logística dentro das empresas podem ser definidas como o planejamento, a organização, a implementação e o controle - integrais e multidisciplinares - dos sistemas de informação, de gestão dos estoques, de suprimento e de compras, dos sistemas de armazenamento, da distribuição física e das operações de transporte e de todas as funções que, em seu conjunto, garantem a otimização dos fluxos de materiais, produtos e informações através das distintas áreas da empresa, desde o estoque do fornecedor até a entrega final ao cliente ou centros de consumo.
Isso significa gerir uma quantidade enorme de atividades diferentes em diversas áreas da empresa. Para que a função logística apresente um desempenho eficaz para competitividade da empresa, dois aspectos principais devem ser considerados:
• Estruturação das atividades por processos,
• Caracterização do serviço logístico.
Estruturação por Processos
A complexidade do sistema logístico tem levado as empresas a estruturar suas atividades em processos, que integram todas as áreas funcionais da empresa em redes com o objetivo de suportar os fluxos de mercadorias e informações específicos para famílias de produtos ou segmentos de mercado. A implantação prática desse conceito garante a integração horizontal de todas as atividades, produzindo melhores resultados..
Essa estruturação do sistema logístico tem por objetivo alcançar uma otimização interdisciplinar de relações horizontais, frente a verticalidade tradicional da estrutura organizacional, coordenando de forma contínua as atividades de unidades administrativas distintas, estendendo-se desde o cliente até o