Plano de negocios
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
Gestão do Conhecimento: Aspectos Fundamentais
Juazeiro-BA, 10 de Junho de 2011
SÉRGIO RICARDO GONÇALVES MAIA
R A: 285845
VALDECI SOUZA VIEIRA
R A: 295888
LUCILEIDE AMORIM NOGEIRA
R A: 306745
JAMILA CRISTINA DE ARAUJO MEDRADO
R A: 288179
Gestão do Conhecimento: Aspectos Fundamentais
Juazeiro-BA, 10 de Junho de 2011
INTRODUÇÃO
Diante da crescente competitividade as organizações vêm passando por profundas transformações nos últimos tempos. Esse cenário tem exigido das empresas a necessidade de repensarem suas estratégias organizacionais e buscar novas maneiras que proporcionem impactos positivos e se transformem em vantagem competitiva.
Nesse sentido, as empresas perceberam que as pessoas, ativo intangíveis da organização, constituem-se como uma fonte de inovação e criação de valor representando uma oportunidade de diferenciação. Pessoas comprometidas com a missão e com os objetivos da organização contribuem para o sucesso da organização,elas são o ponto de partida e de sustentação para toda e qualquer ação estratégica. E assim, a Gestão do Conhecimento tem recebido cada vez mais atenção das organizações.
Os estudos sobre Gestão do Conhecimento tiveram início na década de 90, quando várias empresas que viam seus funcionários mais antigos irem embora passaram a notar o prejuízo que isto causava. Em muitos casos, os substitutos não conseguiam resolver situações corriqueiras para os seus antecessores, e a chegada do prejuízo era mera questão de tempo.
O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de estudar a Gestão do Conhecimento e como ela está sendo conduzida dentro das organizações. Através de orientações previamente definidas e aulas ministradas pelo professor da disciplina, assim como, consultas em outras fontes bibliográficas foi possível ter uma base conceitual que proporcionou a organização das ideias, visão abrangente sobre o tema e