plano de negocios
Muitos são os caminhos que levam ao sucesso destas empreitadas. Contudo, também são muitas as possibilidades de falhas. Em pesquisa de 2004, o SEBRAE-SP constatou que 29% das empresas fracassam no primeiro ano de operação, e 59% não conseguem chegar aos 5 anos de vida. Em comum, estas empresas apresentaram sinais de que foram deficientes principalmente em duas questões fundamentais: planejamento prévio ou estruturação adequada do negócio e gestão.
Quais produtos que a sua empresa pretende oferecer para o mercado? NATÁLIA
Esta é a primeira definição. Ela é a mais importante, pois condicionará todas as demais. O fundamento aqui é que as necessidades de pessoas ou empresas devem ser atendidas. No caso dos produtos que você pensa em oferecer, como descobrir se existe interesse de pessoas ou de empresas? Qual o modelo de empresa com o qual você poderia influenciar a decisão de compra dos futuros clientes? O estudo do mercado, ou seja, da concorrência, dos fornecedores e dos clientes em potencial será a parte principal do seu projeto de empresa, do seu Plano de Negócio.
Como serão obtidos os produtos para comercialização? DIANE
Como identificar os melhores fornecedores? Quais condições de aquisição serão mais adequadas? Como negociar e obter facilidades de pagamentos condizentes com a estratégia de venda? Quais volumes devem ser adquiridos em função de previsão de venda e prazos de fornecimento? Quais níveis de estoque devem ser considerados, que atendam a operação da empresa, sem comprometer a disponibilidade financeira?
O que de melhor será oferecido? DUDA
Os trunfos da concorrência devem ser identificados. O que deve ser oferecido aos clientes que seja um diferencial, e seja mais