plano de negocios
Quer começar um negócio? Que ótimo. Tem um bom plano comercial? Se não tiver, seu empreendimento é apenas um sonho.
Bancos e entidades financeiras observam de perto seu plano de negócio quando decidem se devem ou não lhe emprestar dinheiro. Um plano comercial contém os principais critérios usados por você e seus funcionários para determinar o êxito. Além disso, é nele que você se baseia para tomar decisões sobre o que fazer em primeiro lugar, em segundo lugar, ou nunca fazer.
Se seu negócio for bem pequeno e baseado no próprio domicílio, algumas destas sugestões podem não ser necessárias. Porém, desenvolva um plano que ao menos esboce metas, custos esperados, um plano de marketing e uma estratégia de saída. Um plano comercial mostra como você espera ter êxito e detalha os padrões usados para avaliar esse sucesso.
Veja a seguir um guia simples com os aspectos fundamentais de um bom plano comercial:
•
Um esboço das metas e objetivos em um resumo executivo
O resumo executivo introduz sua estratégia de negócio. Esta é a seção mais importante para banqueiros e entidades financeiras. Você precisa convencer o agente financeiro logo nas primeiras páginas de que tem uma proposta de negócio viável.
Esse resumo também é uma importante ferramenta de comunicação para funcionários e clientes em potencial. Eles precisam entender suas idéias e seu negócio antes de apoiá-lo.
•
Um breve relato de como você iniciou a empresa
Exponha com clareza as origens da empresa. Não deixe de incluir como você ou seu sócio tiveram a idéia.
•
Suas metas para a empresa
Explique em poucos parágrafos quais são suas metas de curto e de longo prazo para a empresa. Qual o ritmo de crescimento? Quem são seus principais clientes?
•
Biografias da equipe gerencial
Inclua na seção de gerenciamento os nomes e o histórico dos integrantes da equipe gerencial. Não deixe de incluir as respectivas atribuições.
•
O serviço ou produto que pretende oferecer
Um