plano de negocios salão de beleza
PROCURE PRIMEIRO COMPREENDER, DEPOIS SER COMPREENDIDO
Princípios de Comunicação Empática
“O coração tem razões que a própria razão desconhece”.
PASCAL
Suponha que você tenha um problema na vista, e decida ir ao oculista para resolvê-lo. Depois de ouvir rapidamente seus problemas, ele tira os óculos e os entrega a você.
- Use estes - ele diz. - Tenho estes óculos há dez anos, e eles me ajudaram muito. Tenho outro par em casa. Pode ficar com eles.
Você os experimenta, mas os óculos só pioram seu problema.
- Está horrível - você reclama. - Não consigo ver nada.
- Mas o que há de errado? - pergunta o médico. - Para mim estão ótimos.
Tente de novo.
- Estou tentando - você fala. - Mas vejo tudo embaçado.
- Qual é o problema com você? Não consegue ter um pensamento positivo?
- Está bem. Positivamente, não enxergo nada!
- Amigo, como você é ingrato! - ele reclama. - Depois de tudo que fiz por você! 155
Quais as chances de voltar ao mesmo oculista quando precisar novamente de uma consulta? Poucas, imagino. Ninguém tem muita confiança em alguém que receita sem fazer um diagnóstico.
Mas quantas vezes diagnosticamos antes de receitar, em termos de comunicação? - Vamos lá, querida, diga como se sente. Sei que é difícil, mas tentarei entender. - Ah, não sei, mamãe. Acho que é uma coisa tão estúpida.
- Claro que não é! Pode se abrir comigo. Querida, ninguém se importa tanto com você quanto eu. Estou muito interessada em seu bem estar. O que a está deixando tão infeliz?
- Sei lá...
- Vamos, querida, o que é?
- Bem, para dizer a verdade, eu não gosto mais de ir à escola.
- O quê? - você retruca, incrédula. - Como assim, não gosta mais de ir à escola? Depois de todos os sacrifícios que fizemos para que tivesse uma boa educação? A instrução ë a base do seu futuro. Você tem de se esforçar na escola, como sua irmã faz, e vai se sentir melhor, vai acabar gostando da escola. Já cansei de dizer para você sossegar um pouco. Você é