Plano de negocio
Prof. Vagner Venet
vagner_prof_uni@hotmail.com
Conceito de contabilidade
1 – Conceito - Conceitua-se contabilidade como sendo a ciência que estuda, registra e controla o patrimônio. É definida como ciência porque representa uma soma de conhecimentos práticos, sedimentados no tempo, representados por seus princípios e convenções geralmente aceitos.
2 – Objeto de Estudo – Deriva do conceito de ser o patrimônio o seu objeto de estudo, registrando-o e controlando-o, com a finalidade de fornecer informações ao administrador e a terceiros sobre a situação econômico-financeira de uma entidade ou agente econômico.
3 – Campo de Aplicação – A contabilidade fornece informações necessárias ao bom desempenho da entidade, para que esta alcance seus objetivos econômicos ou sociais. As entidades econômicas, com ou sem finalidade lucrativa, constituem, portanto o seu campo de aplicação.
4 – Técnicas Contábeis
Temos 4 técnicas contábeis conforme abaixo:
a) Escrituração Contábil – é a técnica de efetuar os registros e fatos contábeis que afetam o patrimônio da entidade, passíveis de valorização monetária. Deve ser efetuada em ordem cronológica através dos lançamentos em livros próprios.
b) Evidenciação Contábil – destinada ao repasse das informações aos usuários da contabilidade, no que diz respeito à situação patrimonial e suas variações. Também conhecida como “Técnicas de Demonstrações”, pois de forma sintética as informações são divulgadas mediante as demonstrações padronizadas, quais sejam: Balanço Patrimonial (B.P.), Demonstração do Resultado do Exercício (D.R.E.), Demonstração de Origem e Aplicação dos Recursos (D.O.A.R.), Demonstrações de Lucros e Prejuízos Acumulados (D.L.P.A.) Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (D.M.P.L.), Demonstração do Fluxo de Caixa (D.F.C.), Demonstração do Valor Adicionado (D.V.A.) e Notas Explicativas (N.E.).
c) Auditoria Contábil – Consiste no exame de livros, documentos, relatórios e no