plano de negocio
Se você notar bem, em nosso artigo sobre o laço WHILE, pode reparar que esse laço só roda se a condição for verdadeira.
Se essa condição for uma variável ou comparação, por exemplo, devemos sempre nos certificar que, inicialmente, essa condição vai ser verdadeira.
Geralmente inicializamos as variáveis ou pedimos algum dado pro usuário, tudo para nos certificarmos que o programa vai entrar no WHILE, o que as vezes pode ser um pouco incômodo e nada eficiente.
O que o laço DO WHILE faz é executar, PELO MENOS UMA VEZ, o que está dentro dele e só ao final da execução é que ele faz o teste, usando o velho e conhecido laço WHILE.
Ou seja, temos a garantia que o laço vai ser executado uma vez, sempre precisar inicializar variável ou pedir dados ao usuário antes do WHILE (pois fazer isso pode bagunçar o sistema).
Como declarar e usar o laço DO WHILE em C
Lembrando que DO, em inglês e nesse contexto, significa "faça" e WHILE significa "enquanto".
Ou seja, esse laço quer dizer "faça isso" -> código -> "enquanto essa condição for verdadeira, repita" (note como os nomes dos comandos não são escolhidos de forma aleatória, tudo em programação C faz sentido e foi criado com propósitos de facilidade a vida do programador e aumentar sua eficiência).
Resumindo, ele sempre executa seu código ao menos uma vez, o que é uma mão na roda em certas ocasiões.
E qual a diferença do laço DO WHILE para o WHILE ?
Bom, para o WHILE rodar é necessário que a condição seja sempre verdadeira.
Logo, se ela for inicialmente FALSE, o looping while nunca irá rodar.
Já o DO WHILE vai rodar sempre, ao menos uma vez, mesmo que a condição existente no WHILE seja falsa (se for falsa, vai rodar só uma vez e termina