Plano de negocio
Plano de negócios (Business Plan)
Estrutura de um plano de negócios
O plano completo usualmente é visto como uma coleção de sub-planos, incluindo "Plano financeiro", "Plano de marketing", "Plano de produção", e "Plano de recursos humanos". Desse modo o leitor também espera compreender seus produtos e serviços, seu mercado, sua situação financeira, sua estratégia de marketing, e demais recursos. O Plano de Negócios completo apresenta, em sua estrutura:
1- Capa e sumário
A capa do plano de negócios fornece a primeira impressão e pode determinar o grau de atenção que o leitor proporcionará inicialmente para o documento.
Freqüentemente os planos de negócios são requeridos em meio digital, para serem formatados em contexto análogo ao de uma revista, onde cada plano equivaleria a um artigo. Neste caso não faz sentido o uso de uma "capa do documento", de modo que a preocupação maior deve ser com relação ao título apresentado.
O sumário deve conter o título de cada seção do plano de negócios — no caso impresso também a página respectiva onde se encontra.
O sumário executivo é a principal seção do plano de negócios. Através do sumário executivo é que o leitor decidirá se continua ou não a leitura. Apesar de sua importância, este não deverá conter mais de 500 palavras, sensivelmente 1 a 2 páginas, e mesmo assim apresentar uma radiografia do negócio.
Função: O sumário executivo deve explicar o modelo de negócios básico, fornece uma explanação dos fundamentos e justificativas gerais para a estratégia que se tem em vista.
Recomendações: O sumário executivo deve ser escrito com muita atenção, revisado várias vezes e conter uma síntese das principais informações que constam no texto do plano de negócios. Deve ainda ser dirigido ao público alvo e explicitar qual o objetivo em relação ao leitor (ex.: requisição de financiamento junto a bancos, capital de risco, apresentação da empresa para potenciais