Plano de negocio casa de carnes
|ETAPA A – INFORMAÇÕES SOBRE O EMPREENDIMENTO |
Aluno(s): Claudio Luiz Santos de Lima
Nome fantasia: Casa de Carnes Boi Bom
Logomarca: Em anexo
|ETAPA B – DESCRIÇÃO GERAL DO NEGÓCIO |
O que a empresa faz ou pretende fazer: Varejo de cortes de carne bovina e consultoria alimentar na cidade de Feira de Santana
Baseado em quais competências/experiências/tecnologias: Uma experiência dos sócios de mais de vinte anos na criação e comercialização de carne bovina na região de Feira de Santana.
Estimulado por quais tendências de mercado: O apelo mundial por qualidade de vida e uma alimentação saudável e balanceada.
Segmento específico em que compete ou pretende competir: Varejo de carne bovina
Comportamento do mercado: Segundo a última pesquisa do IBGE (2009), o consumo de carne bovina vem aumentando gradativamente ano a ano, o relatório Aquisição Alimentar Per Capita 2002/2003 demonstra um incremento no consumo em torno de 3%. A Bahia é um dos estados que mais consome carne bovina no Brasil, a média anual é de 5,5 kg de carne de 1ª e de 7 kg para a carne de 2ª. No geral o baiano consome entre vários tipos de carnes bovinas 24,85 kg/ano, o que coloca o estado no primeiro lugar em se tratando de gastos com carne.
Características principais do mercado: Feira de Santana é considerada um dos mercados de referencia nacional na cotação do preço da arroba do boi, sendo um centro de comercialização de bovino, suíno e caprino, abate e produção de seus derivados, para o mercado interno e externo, através dos matadouros frigoríficos Frifeira, Janna e Campo do Gado. Possui um rebanho bovino em torno de 63.738 cabeças, e uma região de clima propício ao desenvolvimento da atividade agrária, informações do site do Centro Industrial de Subaé - CIS (2009).
Com base