Plano de mídia
CAPTAÇÃO E EDIÇÃO – PROJETOS EaD UFSC/MAPA
1ª Etapa: PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDO
A estrutura de conteúdo será realizada pelo conteudista acompanhado da equipe CAD/UFSC. Embora o conteúdo seja bastante parecido com o presencial, vale ressaltar que, o professor não terá a interatividade com o aluno, somente com os elementos de tecnologias. A metodologia aplicada deverá ser de foco no aluno.
CURRICULUM PROFESSOR
É aconselhável que a apresentação não fique só nos títulos de cargos e que se incluam alguns aspectos sociais como, local de nascimento, órgão onde trabalha, e outros. Essas informações serão gravadas separadamente ao conteúdo programático em estúdio com a voz do locutor.
2ª Etapa: ROTEIRIZAÇÃO
No roteiro deverão constar os seguintes tópicos:
a) O conteúdo a ser tratado na tela;
b) A forma de apresentação: diálogo, cenários, textos;
c) Elementos didáticos que devem ser aplicados;
d) Os recursos de interatividade (slides, computador, etc.);
e) Recomendações de Leituras;
f) Sugestões de metodologias;
g) Exercícios, jogos, vídeos, etc.
ROUPAS INDICADAS PARA VÍDEO
Para gravação das videoaulas, recomenda-se utilizar roupas com as seguintes características: Sem estampas, roupas com poucas listras (ideal que não possua) e cores neutras. Não utilizar de forma alguma: roupas na cor Azul ou Verde (para que não haja problema durante a edição), quadriculadas, com bolinhas ou com estampas. As gravatas também deverão ser lisas. No caso da necessidade de utilização de óculos, procurar usar os que possuem lentes anti-reflexivas.
USO DOS RECURSOS
No decorrer da videoaula, o professor poderá alternar entre o vídeo (imagem professor), slides e se necessário pequenos vídeos. Recomenda-se que o professor não permaneça por mais de 20 Segundos com o slide na tela, quando necessário, estes poderão estender-se para até 40 Segundos.
O professor poderá trazer para a gravação, objetos pessoais para compor o cenário. (Livros,