Plano de mestrado
INSTITUTO DE PESQUISA ENERGÉTICAS E NUCLEARES – IPEN
CENTRO DE TECNOLOGIA DAS RADIAÇÕES – CTR
PLANO DE TRABALHO DE MESTRADO
Determinação Experimental dos Parâmetros Dosimétricos de Sementes de Iodo – 125
Aplicadas em Braquiterapia
CANDIDATA: Drielle Calixto de Ramos
ORIENTADORA: Dra. Maria Elisa Chuery Martins Rostelato
São Paulo, 23 de novembro de 2009
1. INTRODUÇÃO
1.1 O Câncer
A literatura especializada aponta o câncer como uma das principais causas de morte no mundo, somou-se 7,9 milhões de mortes em 2007, o que equivale a 13% de todos os óbitos1. No Brasil, dados de 2005 da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam essa doença como a quarta maior, perdendo apenas para doenças cardiovasculares, de origem crônica e contaminável. Uma projeção feita para 2030 dessa mesma organização realoca o câncer para terceiro lugar2. As FIG. 1 e 2 apresentam as estatísticas da OMS.
Figura 1 – Estimativa das principais causas de morte no Brasil em 2005.
Figura 2 – Projeção das principais causas de morte no Brasil para 2030.
Os cânceres de pulmão, estômago, fígado, cólon e mama são os maiores agentes na contribuição dessas estatísticas, porém esses variados tipos da doença acometem homens e mulheres diferentemente1.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Já entre os homens, embora não seja o causador do maior número de mortes da população masculina, o mais prevalente é o câncer de próstata sendo o sexto tipo mais comum no mundo3.
Em 2007, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) apresentou estimativas para o número de casos novos da doença com relação ao sexo e ao tipo de câncer, válidas como referência para os anos de 2008 e 20093. Através da FIG. 3 verifica-se que excluindo os casos de câncer de pele não melanoma (115.010 casos), o principal agente da doença entre as mulheres é o câncer de mama (49.400 casos) e nos homens, de próstata (49.530