plano de melhoria
Nos últimos anos, o TRT8 tem passado por um processo de eficiência do trabalho que tem impulsionado a instituição a rever sua forma de atuação e a promover alterações em sua estrutura de funcionamento, exigindo de seus integrantes a avaliação periódica da qualidade dos serviços que prestam à sociedade. Nesse contexto, o plano de melhoria surge como uma importante ferramenta para operacionalizar esse processo de mudança.
Dessa maneira, podemos começar a descrever o escopo da empresa, começando pela missão, que é declaração sobre a razão de ser da organização. Ela define o negócio da instituição, fornecendo uma indicação sucinta e clara daquilo a que a instituição se propõe. É, sobretudo, uma ferramenta de comunicação com a sociedade.
A missão do TRT da 8ª Região está assim definida:
“Assegurar o acesso à justiça, de forma efetiva, na composição dos conflitos decorrentes das relações de trabalho” Essa declaração pode ser dividida em três partes:
- “Assegurar o acesso à Justiça...”: enfatiza que as portas do Judiciário estão abertas ao cidadão e esse direito constitucional será sempre garantido; - “...de forma efetiva...”: ressalta que a garantia do acesso não se resume apenas à estrutura física do Tribunal, mas sim a uma Justiça eficiente, eficaz e rápida, para que o cidadão possa ter sua expectativa atendida, pois ele é o foco das ações do Estado e tem o direito de dispor de um serviço público de qualidade;
- “...na composição dos conflitos decorrentes das relações de trabalho”: é a missão constitucional da Justiça do Trabalho, prevista no art. 114 da Constituição