Plano de marketing
Ênfase na pratica da administração; a teoria neoclássica caracteriza-se pela forte ênfase nos aspectos práticos da administração, buscando objetividade e resultados palpáveis na busca por resultados em uma organização sem deixar os conceitos teóricos da administração (Planejamento, organização, direção e controle). A teoria neoclássica enfatiza os aspectos instrumentais da administração, representando o espirito pragmático americano.
Reafirmação relativa dos postulados clássicos: para que fosse possível o desenvolvimento da teoria neoclássica, foi necessário um resgate de todo o conceito da teoria clássica de Fayol, redimensiona-la e reestrutura-la de acordo com as condições atuais das organizações. Com isso, a estrutura de organização do tipo linear, funcional e linha de staff, as relações de assessoria e o problema de autoridade foram realinhados oferecendo as grandes corporações uma configuração mais ampla e flexível.
Enfase nos princípios gerais da administração: Os neoclássicos estabelecem normas de comportamento administrativo. Os princípios de Administração que os clássicos utilizavam como "leis" científicas são retomadas pelos neoclássicos como critérios elásticos para a busca de soluções administrativas práticas. O estudo da Administração para alguns autores, como Koontz e O'Donnell e outros, baseia-se na utilização de princípios gerais como planejar, organizar, dirigir, controlar etc. Os administradores são essenciais a toda organizações dinâmica e bem-sucedida, pois devem planejar, organizar, dirigir e controlar as operações do negócio.
Ênfase nos objetivos e nos resultados: Toda organização existe, não para si mesma, mas para alcançar objetivos e produzir resultados. É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada. Daí a ênfase colocada nos objetivos organizacionais e nos resultados pretendidos, como meio de avaliar o desempenho das organizações. Os