Plano De Marketing
Rente à desverticalização mundial de bens, em um cenário globalizado deseja-se que construa-se agendas para aumento de competitividade. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) o ambiente macroeconômico providenciam os ganhos sustentáveis de competitividade em “Mapa Estratégico da Indústria, 2013-2022.
É natural, por sua vez, que uma agenda setorial não seja tão abrangente, devendo ser construída sobre os pleitos mais relevantes para o segmento. Por exemplo, é possível que para a indústria de vestuário no Ceará os diferenciais de competitividade estejam associados a temas como o regimento tributário que afeta sua cadeia de suprimentos, as negociações internacionais que lhes permitam uma maior integração aos mercados externos ou a redução do custo da energia; obviamente, a agenda do setor pode estabelecer diversas outras priorizações.
O mais importante é que, para a definição dos fatores que podem aumentar a competitividade da indústria cearense de vestuário, é imprescindível um diagnóstico setorial que permita verificar e conhecer o contexto econômico em que esse segmento está atuando, para que se avaliem oportunidades e fraquezas, identificando tendências que possam ter impacto nos negócios.
Dessa forma, o objetivo principal desse estudo é o de construir o perfil da indústria de vestuário do Ceará, fornecendo informações que permitam identificar fatores de risco e oportunidades de investimentos, além da avaliação do desempenho desse segmento, garantindo-lhe um conhecimento dos seus principais intervenientes e tendências. Para tanto, a pesquisa está organizada como se segue. Além desta seção introdutória, o documento é composto pelo Perfil Econômico Mundial do Vestuário, Perfil Econômico do Setor de Vestuário Brasileiro, Perfil Econômico dos Subsetores de Vestuário, identificação dos Fatores de Competitividade Setorial, Análise do Mercado Consumidor Brasileiro de Roupas e Acessórios e de Informações Adicionais do Setor Cearense de