Plano de marketing
Normalmente é composto das seguintes partes:
Resumo executivo e sumário;
Situação atual de marketing;
Análise de oportunidades e questões;
Objetivos;
Programas de ação;
Demonstrativo de resultados projetados;
Implementação;
Controles e Realimentação;
O plano de marketing deve ser entendido como um complemento ao plano de negócios e como um instrumento indispensável ao desenvolvimento da empresa.
O plano de marketing deve ser entendido como um complemento ao plano de negócios e como um instrumento indispensável ao desenvolvimento da empresa.
Importância de um Plano de Marketing
Num mercado competitivo, a realização de um Plano de Marketing é um passo essencial para garantir o sucesso da empresa. Embora seja um tema comum no mundo empresarial, muitas empresas nunca fizeram um Plano de Marketing. Algumas sobrevivem, muitas resistem mas outras tantas não.
Quando se fala em Marketing, surgem muitas ideias. Algumas pessoas assustam-se porque acreditam que marketing é um privilégio, ou uma necessidade apenas de grandes empresas. Outras têm uma visão muito simplista e acreditam que o marketing se resume a distribuir panfletos ou, atualmente, ter um website e enviar mensagens constates para um mailing list.
Esta forma limitada de ver o Marketing pode gerar muito desperdício de recursos, pois o risco de investir em mercados inadequados, serviços desnecessários e ações promocionais ineficientes é elevado. Ao longo do tempo, isso pode culminar no fracasso de um empreendimento e transformar o sonho de uma vida num pesadelo.
O Plano de Marketing não necessariamente é a garantia