plano de marketing
O presente estudo almeja discorrer sobre o processo de franquias no mundo dos negócios, dessa forma possibilitando conhecer melhor o envolvimento do franqueado e franqueador.
Podemos entender o surgimento da franquia de uma forma embrionária há 1.000 anos, na Idade média, quando o poder estava diretamente associado à posse da terra. Em uma época em que prevalecia a agricultura de subsistência, os reis concediam, somente a alguns privilegiados comerciantes, um espaço nas feiras para comercialização de produtos, em troca de um percentual sobre o faturamento. Assim nasciam os royalties.
A evolução do modelo só ocorreu após o surgimento do capitalismo moderno. No século XIX, empresas como a Coca-Cola começaram a franquear suas fábricas de refrigerantes, fornecendo somente o xarope.
Quando em 1860 a Singer Sewing Machine Company, a marca da famosa máquina de costura, resolveu expandir suas vendas por meio de sua participação direta no varejo, o fez pela concessão dos direitos de venda de seus produtos para pequenos comerciantes. Isso aconteceu por meio da outorga de franquias.
Franquia ou franchising é um aspecto comercial no Brasil ou exterior onde existe um sistema pelo qual o franqueador concede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente através de um contrato, ou seja o uso do nome, do marketing, estratégias com públicos e atividades operacionais.
Associando assim ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou de uso provisório pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.
Ela pode ser desenvolvidas por pessoas físicas ou jurídicas que estão querendo iniciar no mundo dos negócios ou que já tem sua empresa formada e quer ampliar seu negócio, poderíamos dizer que