Plano de marketing
Profº Airton Feitosa Cunha
AULA SOBRE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA: É a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.
ALGUNS ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS:
A ESTRUTURA:
AS ROTINAS ADMINISTRATIVAS
PLANEJAMENTO DA EMPRESA: O estabelecimento dos objetivos e resultados esperados e as estratégias e o meio adequado para alcance do estado futuro.
A DIREÇÃO DA EMPRESA: Que representa a orientação, coordenação ou motivação visando alcançar os objetivos e resultados esperados CONTROLE DA EMPRESA: É acompanhamento e a avaliação dos resultado esperados. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:É o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando o alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas. A ESTRUTURA DE QUALQUER ORGANIZAÇÃO PODE SER ANALISADA E AVALIADA EM FUNÇÃO DE 3 FATORES: FORMALIZAÇÃO: Importância relativa das regras e procedimentos explícitos numa empresa; CENTRALIZAÇÃO: Nível a que são tomadas as decisões numa empresa;
COMPLEXIDADE: Características da dispersão espacial, diferenciação vertical
NATUREZA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A FORMALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE GESTÃO DE UMA EMPRESA TEM DOIS IMPACTOS DISTINTOS:
Contribui para a minimização da incerteza organizacional, através da definição clara das relações de autoridade e das áreas de responsabilidade de cada unidade operacional.
Tende a restringir a iniciativa pessoal, a tomada de riscos e o espírito de inovação na empresa.
Uma organização é tanto mais centralizada quanto mais elevado for o nível hierárquico onde as decisões são tomadas. A CENTRALIZAÇÃO:
Facilita o controle e coordenação das atividades da empresa, mas, em contrapartida
Pode induzir o aumento