Plano de marketing para Drogaria Wilson
O ambiente de marketing, na visão de Kotler e Keller (2006), se divide em Macro e Microambiente.
Kotler e Keller (2006) explicam que para que uma organização tenha sucesso e seja competitiva, é preciso estar atenta e se antecipar à concorrência, distinguindo e atendendo às necessidades e desejos de seus clientes, ou seja, perceber o que o cliente procura e surpreendê-lo.
É preciso conhecer o seu micro ambiente que, segundo Minadeo (2008), é formado pelos fornecedores, concorrentes, consumidores e legislação. Já para Palmer (2006), clientes, fornecedores, concorrentes, intermediários e governo é que estão relacionados ao microambiente.
O macroambiente é definido por Palmer (2006) pelas forças tecnológicas e econômicas, político-legais e sócio-culturais, são as forças que estão afastadas da organização, outros autores acrescentam outras forças para o macro ambiente, como Kotler e Keller (2006), que acrescentam as forças demográficas e naturais, e Minadeo (2008), que acrescenta a ecologia, o comportamento do consumidor e forças da natureza.
A figura explica o ambiente de marketing de uma organização sugerido por Palmer (2006):
Ambiente de marketing de uma organização.
Fonte: (PALMER, Adrian, 2006, p. 56).
Macroambiente de Marketing
O macroambiente é formado por forças sociais, demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais que afetam todo o microambiente.
Envolve tendências e forças que não aparentam diretamente as relações existentes entre empresa e cliente, fornecedores e intermediários, mas à medida que este clima varia ocorre uma mudança na natureza das relações do microambiente.
Para Kotler e Keller (2006), o ambiente econômico é de grande importância, pois afeta de forma direta o poder de compra dos clientes, já para Palmer (2006), o ambiente sociocultural possui o poder de compra significativo, pois é direcionado para bens e serviços de acordo com o gosto, os valores, as crenças de cada