Plano de Manuteção
R.A.: 9306318
CURSO: Pós graduação de especialização em engenharia de manutenção
IMPLANTAÇÃO DE PLANOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM TRATORES AGRÍCOLAS
RESUMO
Os tratores agrícolas têm um papel importante dentro da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro e com o setor sucroenergético não poderia ser diferente.
Este tipo de equipamento é utilizado desde o início do processo de cultura de cana até o fim do processo produtivo, começando pelo preparo da terra, passando pelo plantio e trato cultural da lavoura, na colheita da cana e que por fim é transportada até a indústria, sendo posteriormente processada e transformada em produto acabado que são comercializados como o açúcar, etanol e a energia.
Observa no tempo que a relação do homem com a máquina evolui a passos largos, onde as empresas de usinas de açúcar visam à máxima eficiência de seus processos produtivos, eliminando desperdícios e aperfeiçoando o desenvolvimento de seu modelo de gestão.
Os tratores agrícolas de uma maneira geral, são solicitados a operacionalizar as atividades agrícolas em pelo menos 2/3 do ano em vinte e quatro horas por dia.
Estes tratores são utilizados por equipes, onde são conduzidos por operadores e conservados pela equipe de manutenção que em geral é constituída por mecânicos, eletricistas lubrificadores, borracheiros e chefes de oficina.
O bom estado de conversação, a disponibilidade funcional da máquina e a composição de seus custos de manutenção são de fato questões gerenciadas pela equipe de gestão das oficinas automotivas das usinas que buscam melhorar a eficiência do equipamento a baixo custo, maximizando o resultado operacional da usina de açúcar.
Na prática, em detrimento do baixo nível de formação dos operadores e mecânicos, pela falta de uso de técnicas manutenção e conservação do equipamento, o seu custo de manutenção é altíssimo e sua disponibilidade ineficiente para operacionalizar as atividades agrícolas, o que vêm a