Plano de Limpeza basico
ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
PLANO DE HIGIENIZAÇÃO
Videira (SC)
2013
INTRODUÇÃO
Planos de higienização são desenvolvidos conforme áreas diferentes, pois cada em uma indústria atualmente tem varias áreas trabalhando na mesma. Hoje em dia é comum em pequenas e medias empresas terem os setores da indústria e escritórios no mesmo terreno porem separado entre si, não há cabimento o uso de produtos indústrias fortes para limpeza de escritórios exceto os que se localizam dentro das fabricas sendo principalmente garantias da qualidade e de controle operacional.
Para o desenvolvimento dos planos de higienização deve-se conhecer os lugares, equipamentos e procedimentos, pois nem todos os reagentes de limpeza e sanitização funcionam do mesmo modo para todos, exemplo comum é soda diluída que em contato com alumínio ocorre reação que libera gás além de acabar sendo danificado pela mesma. Alguns reagentes possuem odores fortes, caso do peracetico que mesmo diluído algumas pessoas acabam passando levemente mau, mas quando diluído na quantidade correta e aplicado de forma certa não fará nenhum mal.
Planos de higienização servem para que as condições higiênico-sanitárias da indústria estejam de acordo com a legislação e para que não ocorra mudanças no produto final devido a falta de higiene, pois um ambiente limpo, sanitizado e organizado promove parte da qualidade e economia que toda indústria busca.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Criar para cada área selecionada planos de Limpeza Adequados;
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Estabelecer frequência de processo de Higienização;
Estabelecer tipos de processos de higienização a serem usados para que ocorram menores riscos de contaminação;
O que limpar:
Recepção: O inox com o tempo ficou desgastado levando a formação de pequenos buracos e chapas com ondulações causadas pela ação