Plano de Higinização
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA HIGIENE E CONTROLE SANITÁRIO DE ALIMENTOS
PROF. EVANDRO LEITE DE SOUZA
ALUNO: DANIEL SANDRO MEDEIROS 11012360
PRISCILA NUNES
LUANA SOARES
ATIVIDADE PRÁTICA: PLANO DE HIGIENIZAÇÃO
João Pessoa, 2012
Introdução
Foi feita visita para o cumprimento da atividade da disciplina em uma lanchonete no bairro do Cristo que teve sua inauguração no mês de novembro do ano de 2010. Nesta, elaborou-se uma entrevista com perguntas feitas à proprietária, foi feita visita no local e registro com fotografias de parte das áreas existentes, tive-se a negativa de entrada na cozinha mas ainda assim foi pedido que fosse relatado como é a instalação e como se dá a rotina de trabalho no ambiente que impediram a entrada com o argumento de estar muito sujo. Foi-se admitido que nenhum dos membros que compõem a pequena empresa passou por um curso de preparação.
Rotina do serviço
Trata-se de uma lanchonete que tem seu funcionamento das 16:00 às 24:00 hrs, os alimentos preparados são alimentos cozidos; mantidos quentes e expostos ao consumo e também os mantidos refrigerados. Lá eles trabalham da forma self service para o jantar, com consumo no local ou “para viagem” e também aceitam encomendas de tortas, salgados e doces. Dispõem de tortas, salgados, jantar (arroz, feijão, lasanha, salada, carnes, macaxeira, batata doce, farinha de milho cozida), sobremesas, sanduíches e bebidas. A quantidade de produção diária é desconhecida pela proprietária, mas falou achar se tratar de 15 a 20 tortas para balcão e 80 salgados.
Os manipuladores envolvidos na produção estão em número de sete, sendo adicionados dois nos fins de semana, um na preparação dos salgados e outro na de tortas. Todos os funcionários entram em contato direto ou indireto com os alimentos. Eles não apresentam uma organização e separação para as