plano de fogo
Devido ao rápido desenvolvimento industrial e a utilização e manuseio cada vez mais freqüente de produtos químicos tóxicos e inflamáveis pela indústria de transformação, bem como a crescente preocupação com a segurança industrial e saúde ocupacional, por parte dos órgãos governamentais, fez surgir no mercado uma série de instrumentos que fazem o trabalho da detecção de gases e vapores, bem como aparelhos para monitoramento em corpos hídricos, alertando-nos imediatamente quando sua concentração ultrapassa parâmetros aceitáveis.
Na determinação de gases ou vapores utilizam-se os analisadores fixos e os portáteis de leitura direta. O uso de analisadores fixos é restrito ao interior de instalações industriais onde o monitoramento contínuo se faz necessário.
Já a utilização dos analisadores portáteis de leitura direta surgiu com a necessidade de realização de análises rápidas obtidas no campo por ocasião de acidentes ambientais ou quando da necessidade de levantamento de valores relativos a saúde ocupacional e sua segurança industrial.
Cabe ressaltar que neste trabalho apenas serão abordadas considerações relativas ao uso de instrumentos portáteis.
2. Leitura Direta de Gases e Vapores
2.1 Aplicação
A concentração de gases e vapores no ar pode ser rapidamente determinada pela leitura direta dos instrumentos. Essa leitura pode ser definida em aparelhos nos quais as amostras e análises são tomadas diretamente pelo instrumento, e as informações necessárias podem ser lidas diretamente em um mostrador ou indicador.
Um instrumento de leitura direta ideal, deverá ser capaz de amostrar o ar no local de trabalho ou da ocorrência do acidente e deverá dar a concentração da(s) substância(s) que estão sendo amostrada(s).
0s aparelhos colorimétricos de leitura direta usam propriedades químicas de um contaminante para reação da substância com um agente químico que produz coloração. Uma técnica de detecção amplamente