Plano de exportação de móveis de madeira brasileiros
CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO
DISCIPLINA: GESTÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR
PROFESSORA: JOANA STELZER
PLANO DE EXPORTAÇÃO DE MÓVEIS DE MADEIRA BRASILEIROS
Maíra Machado Rodrigues
Marina Durigon Bordignon
Mateus Henrique Batista
Sérgio Costa
Florianópolis, 29 de novembro de 2011. 1. Sumário Executivo
Este trabalho consiste em um plano de exportação voltado a uma empresa nacional que visa diversificar suas vendas a partir da expansão ao mercado externo. Destarte, é analisada a empresa de sociedade limitada, Móveis Schmidt, com sede em São Bento do Sul / SC, que tem como foco a produção de móveis de madeira para quartos de dormir. A empresa já atua no mercado doméstico, porém visa diversificar o seu market share com a exportação para o mercado externo. Contudo, o montante de móveis exportados por empresas similares é caracterizado como commodities por não possuírem alto nível de design, geralmente imposto pelos importadores, principalmente pelo mercado norte americano.
A empresa almeja diversificar as suas vendas via mercado exterior, visando incorporar novo design e qualidade, sendo categorizado como produto de meio termo em comparação de preço com a China e de design e qualidade com a Alemanha. Não obstante, se buscará exportar uma nova linha de móveis para dormitórios, com design e qualidade modesta e novos valores subjetivos que agregarão valor ao produto, com vista a deixar de ser cotado como uma commoditie, e sim ser uma opção de compra alternativa entre preço, design qualidade.
Quanto à estrutura organizacional, a empresa é composta por dois proprietários e 48 empregados em uma unidade fabril. São produzidos mensalmente cerca de 800 móveis para dormitório mensalmente.
Com o atual panorama do setor moveleiro no Brasil, e mais especificamente no pólo de São Bento do Sul, a Móveis Schmidt optou por começar a exportar seus produtos, pautada por seu plano de marketing para exportações. O plano de marketing visa