Plano de estágio
O presente trabalho trata-se de um planejamento sistêmico para orientar e direcionar as atividades a serem desenvolvidas pelos estagiários dentro do campo de estágio.
A finalidade básica é que o aluno execute em tempo hábil suas demandas, atendendo satisfatoriamente seus objetivos e os da entidade em que está inserido.
Trata-se de um planejamento flexível que poderá se adequar às necessidades que eventualmente surgirem, ainda que não estejam elencadas no presente plano.
Este primeiro texto servirá como norteador dos demais trabalhos acadêmicos por se tratar de um passo inicial de grande relevância, onde constarão informações sucintas que ensejarão buscas e pesquisas mais avançadas a posteriori.
Em suma, pode-se afirmar que o plano de estágio é um trabalho onde as reflexões pessoais, discussões conjuntas e resoluções dos alunos e seu orientador são traduzidas de forma textual, resultando num aprimoramento da aprendizagem.
2 SUPORTE TEÓRICO
O estudo será embasado primordialmente nas leis que regem a assistência social, tendo como principio rígido a Constituição Federal Brasileira de 1988, a PNAS/2004 – Política Nacional de Assistência Social – NOB (Norma Operacional Básica) e a LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social.
Em conjunto, o regimento interno do setor de estágio, leis complementares, leis especiais, entre elas o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Há que se ressaltar também as leituras de apostilas fornecidas peja própria instituição de ensino e livros didáticos, além de periódicos, revistas e publicações que possam atualizar e complementar o conhecimento.
Dentro do campo de estágio serão estudados também os textos e trabalhos desenvolvidos pelos profissionais que compõem a Casa dos Conselhos e a Secretaria Municipal de Assistência Social, tendo em vista que os mesmos produzem fontes de informações cruciais e indispensáveis para a formação ideal dos estagiários.
3 METODOLOGIA
O estágio será realizado na sede da Casa