Plano de estágio
Podemos dizer que Walduck Wanderley foi o que os americanos chamam de "self-made man" - um homem que se fez exclusivamente em função dos méritos pessoais.
Filho dos fazendeiros Flammarion e Raimunda Wanderley, Walduck nasceu em 12 de julho de 1932, na cidade de Montes Claros, no norte de Minas, onde passou a infância com os nove irmãos. Empreendedor nato, tão logo terminou o científico no Colégio Pio Americano, no Rio de Janeiro, comprou um trator à prestação pelo Ministério da Agricultura e retornou à cidade-natal, pensando em prestar serviços aos outros fazendeiros de sua região. Foi com este pequeno trator e com muita visão de futuro que Walduck fundou a Cowan, num galpão ao lado da Praça de Esportes de Montes Claros, dando início à história de um dos maiores conglomerados empresariais brasileiros da atualidade.
Os que tiveram o privilégio de conviver e de trabalhar com Walduck Wanderley traçam um perfil fascinante, de um ser de energia quase inesgotável. Um homem dinâmico, que se impunha pela competência, pela tenacidade, pela capacidade de liderar e pela segurança com que enfrentava os desafios profissionais. Um cidadão orgulhoso de suas origens, que sempre procurou trazer melhorias para Montes Claros e sua população.
Ao longo de sua vida, fundou e dirigiu 20 empresas ligadas ao grupo Cowan, nas áreas de construção civil, engenharia, mineração, agropecuária, finanças, empreendimentos imobiliários, transporte coletivo, telecomunicações e concessões de saneamento e rodovias. Recebeu 24 importantes homenagens e condecorações em reconhecimento ao seu empreendedorismo e filantropia, entre elas a Grande Medalha da Inconfidência do Estado de Minas Gerais, a Medalha de Honra de Montes Claros, o Diploma de Mérito Industrial da Fiemg, a Ordem do Mérito Legislativo de Minas Gerais e a Ordem do Mérito Aeronáutico, no grau de Comendador. Faleceu em 27 de dezembro de 2004, aos 72 anos de idade, deixando um formidável exemplo de vida, de conquistas e