plano de estágio supervisionado de serviço social
CAMPUS TEÓFILO OTONI
SERVIÇO SOCIAL
RESUMO DOS TEXTOS: CULTURA NACIONAL E O DISCURSO COMPETENTE
DOCTUM / TEÓFILO OTONI-MG
JUNHO/2013
ANA PAULA RAMOS
ROSSMARY RODRIGUES DA SILVA
RESUMO DOS TEXTOS: CULTURA NACIONAL E O DISCURSO COMPETENTE
Trabalho desenvolvido na disciplina de Cultura e Movimentos Sociais, no 5º período do Curso de Serviço Social, sob orientações do Professorº Marcus Vinicius Viana.
DOCTUM/ TEÓFILO OTONI- MG
JUNHO/2013
CULTURA NACIONAL
Vimos que entre a cultura e nação há relações antigas; ambas são áreas de preocupação que estiveram associadas de perto em seu desenvolvimento. Portanto, cultura é um conteúdo do que se entende por nação; a maneira como as nações modernas são concebidas é indissociável de preocupações com suas características culturais. Cultura e nação são dimensões de referencia necessárias para se entender o mundo contemporâneo. Observem que mesmo o confronto entre as classes sociais e seus interesses tem a cultura e a nação como marcos e panos de fundo inevitáveis, já que ambas lhe fornecem arenas institucionais, códigos de ação, projetos de desenvolvimento. Podemos observar com firmeza que o confronto entre as classes sociais transforma tanto a cultura quanto a nação, mas não se pode dizer que prescinda delas, que as possa ignorar. Antes, a transformação da sociedade exige sempre que o potencial tanto da cultura quanto da nação seja considerado.
O processo histórico garante que a cultura nacional assim descrita não seja uma invenção. A cultura nacional é, portanto, mais do que a língua, os costumes, as tradições de um povo, os quais de resto são também dinâmicos, também sofrem alterações constantes. Não podemos deixar de citar a cultura brasileira, pois há uma disputa para saber quais manifestações dessa dimensão cultural devem ser consideradas como fazendo parte dela. E hoje em dia comum que ao