plano de ensino
Código:
CIB 024
Nome da disciplina:
Estresse Ambiente em Plantas
Pré-requisitos:
Carga horária total
60 horas
Créditos:
4 T
Aulas teóricas:
10 Aulas (20 horas)
Aulas práticas: Aulas ( horas)
Seminários/Atividades:
20 Aulas (40 horas)
Duração em semanas:
8 Semanas
Ementa:
Evolução do conceito de estresse em plantas. Deficiência e excesso de água no solo. Mecanismos de respostas ao estresse hídrico. Efeitos e mecanismos de resposta à altas temperaturas. Fotoinibição da fotossíntese. Deficiências e toxidez de minerais. Plantas em ambientes salinos. Danos mecânicos e suas interações com estresses bióticos e abióticos. Interações planta-patógeno. Poluição ambiental. Expressão gênica induzida por estresse.
Objetivos:
Viabilizar a construção de conhecimentos na área de Fisiologia Vegetal, enfatizando a compreensão de processos bioquímicos e biofísicos envolvidos com estresses ambiente em plantas superiores, através de trocas interpessoais, capazes de ampliar o repertório cognitivo do educando.
Justificativas:
Os pós-graduandos em genética e biologia molecular de plantas, fisiologia vegetal, ecologia e outras áreas afins da Biologia Vegetal, principalmente aqueles que trabalham com a seleção de plantas tolerantes a estresses bióticos e,ou abióticos, fitorremediação, transformação de plantas associada a um fator de estresse, etc., devem adquirir conhecimentos relacionados aos processos bioquímicos e biofísicos envolvidos com estresse ambiente em plantas.
Metodologia:
Serão aplicadas estratégias didáticas diferenciadas, entre elas:
Aulas expositivas dialogadas para a discussão dos temas propostos.
Seminários seguidos de discussão dos temas abordados.
Estudos de caso, pesquisas bibliográficas, buscas na internet.
Recursos auxiliares: projetor de slides, retroprojetor e quadro branco.
Avaliação:
Tendo em vista o caráter processoal da aprendizagem, a avaliação será realizada através da participação