Plano de Ensino Sociologia da Educação
PLANO DE ENSINO:
Sociologia da Educação
Taubaté – SP
2013
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
PLANO DE ENSINO:
Sociologia da Educação
Plano de ensino da disciplina Sociologia da Educação. Apresentado como requisito parcial do Processo Seletivo de Docentes para atuação no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) como bolsistas da CAPES/MEC.
Taubaté – SP
2013
I. IDENTIFICAÇÃO
Instituição: Universidade de Taubaté
Disciplina: Sociologia da Educação
Carga horária: 1 semestre letivo
II. EMENTA
A disciplina apresentará uma caracterização da educação como prática social, seus pressupostos básicos, teorias sociológicas clássicas e contemporâneas.
Propiciará uma análise do espaço escolar como instituição social e suas relações: família, comunidade e poder.
Oportunizará o estudo da escola no Brasil – sistemas de ensino e educação informal.
Os desafios decorrentes da democratização da educação e da escola no Brasil – diversidade, atos de violência na escola, desigualdade socioeconômica.
Estudo da identidade social e suas noções de relação, educação, sociedade e desenvolvimento, nas perspectivas do século XXI.
III. OBJETIVO ESPECÍFICO
Contribuir com a formação teórico-científica, sociopolítica e filosófica, do profissional docente, para que seja capaz de atuar e se inserir de maneira ética, crítica e reflexiva em instituições escolares e outros espaços educativos, desenvolvendo processos investigativos e avaliativos, produzindo conhecimentos na direção de uma práxis educativa inclusiva e emancipadora, sabendo conviver, cooperar e respeitar a diversidade cultural.
V. COMPETÊNCIAS
Conhecer a realidade em que se inserem os processos educativos e desenvolver formas de intervenção, com base na compreensão dos aspectos filosóficos, sociais, históricos, econômicos, políticos e culturais que