Plano de ensino na concepção desenvolvimentista
PROFESSOR: ALEX DANIEL PEREIRA DA SILVA
CARGA HORÁRIA: 96h/aula. FAIXA ETÁRIA: 10 e 11 anos Sexo: (16) (14) ANO: 2013 TURMA: 5º ano B TURNO: TARDE
ASSUNTO: Jogos, danças, e autoanálise.
Justificativa: Adota-se a proposta desenvolvimentista, porque o seu principal objetivo é capacitar um individuo a evoluir de um estágio ao outro em suas habilidades motoras fundamentais. Depois de feita uma avaliação diagnóstica, observou-se a necessidade e a dificuldade que os alunos do 5º ano B tinham em desempenhar algumas habilidades básicas. Por isso é interessante a proposta desenvolvimentista, pois ela trabalha um estágio de transição que se adéqua ao nível de desenvolvimento vivenciado por os escolares e também com o desempenho na evolução para um estágio de desenvolvimento motor mais maduro e adequado.
Objetivo geral: Trabalhar o favorecimento do melhoramento e aperfeiçoamento das habilidades motoras fundamentais da maneira que resulte na evolução de um estágio ao outro ( inicial, elementar e maduro).
Metodologia:
1° momento: Apresentar o objetivo da aula, como também explicar a mesma, relacionando aos objetivos da mesma a serem desempenhados.
2° momento: Após a compreensão do objetivo, apresentar as atividades e vivenciá-las com os alunos, sendo acompanhadas pelo professor.
3° momento: No fim da aula proporcionar um debate, em que sejam discutidas as dúvidas, intenções e sugestões.
Recursos materiais:
Aparelho de Som;
Colchonetes;
Cordas;
Bolas (futebol,basquete,handebol);
Canos (para formas as traves);
CDs de músicas;
Cones;
Espaço físico (ou quadra).
Avaliação:
No inicio do ano letivo realizar um avaliação diagnóstica no, com