PLANO DE ENSINO Contabilidade Avan Ada
CURSO: Ciências Contábeis
SÉRIE: 8º semestre
DISCIPLINA: Contabilidade Avançada
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
4.1 Consolidação de Demonstrações Contábeis
4.1.1 Noções preliminares de consolidação
4.1.2 Técnicas de consolidação
4.1.3 Eliminações de consolidação
4.1.4 Lucro nos Estoques
4.1.5 Lucro nos Ativos Imobilizados
4.1.6 Diferimento dos tributos
4.1.7 Investimentos
4.1.8 Acionistas não controladores
4.2 Combinação de Negócios
4.2.1 Fusão
4.2.2 Cisão
4.2.1 Incorporação
1 Consolidação de Demonstrações Contábeis
4.1.1 Noções preliminares de consolidação
A consolidação das demonstrações contábeis ou consolidação de balanços, como é mais conhecida, foi uma das importantes inovações introduzidas pela Lei das S.A mas hoje em dia suas principais regras estão na Instrução CVM nº. 247 de 29-03-96.
A utilização dessa técnica é importante, pois somente através dela é que se conhece a real posição financeira da controladora e das demais empresas do grupo. As demonstrações contábeis não consolidadas de uma empresa que tenha investimentos relevantes em outras, não tem muito significado, pois não fornecem elementos suficientes para o real conhecimento da situação financeira e do volume total das operações do grupo.
Existem duas abordagens acerca da aplicação da metodologia da consolidação; a primeira é quando a investidora detém o controle por meio de participação majoritária no capital societário da investida, onde se reconhece a totalidade dos Ativos Passivos, e contas de resultado, separando-se a participação das não controladas. A outra metodologia é a consolidação proporcional para a investidora que compartilha o controle em conjunto com outras sociedades investidoras.
4.1.2 Técnicas de consolidação
A Lei nº 6.404/76 conhecida como lei das Sociedades por Ações, normatizou em seus artigos 249 e 250, os procedimentos para a elaboração e publicação das demonstrações Contábeis. O art.249 delegou para a