Plano de emergência
Objetivo
Fornecer um conjunto de diretrizes e informações para a adoção de procedimentos lógicos, técnicos e administrativos, estruturados para serem desencadeados rapidamente em situações de emergência, previamente identificados, de forma a minimizar os danos aos trabalhadores, ao meio ambiente e a propriedade, causados por acidentes reais ou potenciais durante as atividades, bem como assegurar o fornecimento de informações exatas às autoridades competentes e ao público interno e externo, quando necessário.
Definições:
Abandono de Área – Ocorre quando não se consegue controlar ou neutralizar a fonte causadora da emergência.
Alarme de Emergência - É indicado por um alarme de sons contínuos, audíveis na área da Central Múltipla de Utilidades sendo, o primeiro toque contínuo para a reunião de todos os brigadistas, e o segundo toque contínuo para abandono da Unidade. A central está na Sala do Supervisor, onde é possível localizar a área onde está ocorrendo a emergência.
Contaminantes - São todos os produtos líquidos, sólidos ou gasosos que venham a ocasionar a contaminação direta ou indireta à rede pluvial, solo ou atmosfera, causando danos ao meio ambiente.
Danos ao Pessoal - Caracterizam-se em função da gravidade da lesão corporal sofrida pelo trabalhador, podendo ser:
a) Grave – Quando ocorre esmagamento com perda funcional, amputação de membro, perfuração torácica abdominal, queimadura acima de 2.º grau ou 1º grau com mais de 70% de área do corpo atingida, choques, envenenamentos ou intoxicações.
b) Rotineira - Quando ocorrem situações que não geram danos, porém, impossibilitam o desempenho da função do trabalhador.
Emergência - É uma situação repentina e que pode causar dano(s) ao trabalhador, ao meio ambiente e ao patrimônio, obrigando a uma ação rápida para evitar ou reduzir estas conseqüências.
Emissões de Gases na Atmosfera - Explosões, Vazamentos de Gases, Incêndios.
Explosão - Pode ser entendida como uma combustão,