PLANO DE EMERG NCIA PREVEN O E COMBATE A INC NDIOS PRIMEIROS SOCORROS
377 palavras
2 páginas
PLANO DE EMERGÊNCIA PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS PRIMEIROS SOCORROSPANIFICADORA PÃES E DOCES GRÃO PAULISTANO LTDA - ME
São Paulo
Abril de 2015
REALIDADE DA EMPRESA
Na empresa campo de projeto foi realizado a inspeção dos equipamentos de proteção contra incêndio obedecendo a NR-23 e identificados os seguintes itens:
DESVIO
Foram encontradas irregularidades na empresa campo do projeto, como:
Não há brigada de incêndio;
Não há plano de abandono;
Não há plano de ação emergencial (PAE);
Não tem nenhum funcionário treinado a utilizar os equipamentos de proteção de combate a incêndio;
A saída de emergência possui fechadura, não possui barra anti-pânico e a abertura dela é feita para parte interna do estabelecimento não obedecendo aos itens 23.4 e 23.5 da NR-23;
Não possui detectores de fumaça;
Não possui alarmes de incêndio.
PLANO DE MELHORIAS
Deve haver o treinamento de brigada de incêndio na empresa. O comércio se encaixa no grupo C-2 com grau de risco 2, segundo a IT-17 da NR-23 comércio varejista e restaurante (divisão C-2 risco médio) com população fixa no período diurno: 10 pessoas, sendo:
No térreo, setor de conveniência e lanches - Há 4 trabalhadores. Dos 4 trabalhadores 2 deve ter o curso de brigada de incêndio no pavimento.
No 1º andar , setor do restaurante - Há 3 trabalhadores. Dos 3 trabalhadores 1 deve ter curso de brigada de incêndio no pavimento.
No 2º andar, setor da produção – Há 4 trabalhadores. Dos 4 trabalhadores 2 deve ter o curso de brigada de incêndio no pavimento.
Então:
2+1+2 = 5 brigadistas
Portanto deve haver 5 brigadistas por turno, totalizando 10 pessoas com curso de brigadista.
Os donos responsáveis pela empresa devem providenciar a elaboração do plano de abandono e o plano de ação emergencial (PAE).
Deve providenciar o treinamento de todos os funcionários a utilizar os equipamentos de combate a incêndio.
Adequar a porta de emergência de