PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL MARAJO
Profª Ms Semírames Silva
Turma: 4AUV1
Data de entrega: 20/08/2014
BELÉM- PA
Segundo a SUDAM, sobre o plano de desenvolvimento sustentável para o arquipélago do Marajó, veio para atender a demanda da sociedade local, expressa na manifestação de alguns de seus representantes, de que o Governo Federal, juntamente como Governo do Estado do Pará e prefeituras da região, deveriam criar uma agenda com ações imediatas, voltadas para o combate à malária, à regularização fundiária e à implementação de obras de infraestrutura. Tal plano, faz parte de um novo modelo de desenvolvimento que vem sendo construído na Amazônia, materializado no “Plano Amazônia Sustentável”. Este modelo tem como alicerce o ordenamento territorial e fundiário e como suporte os investimentos em infraestrutura e em tecnologia, sendo estas, condições básicas para a viabilização de atividades que possibilitem geração de empregos e melhoria da qualidade de vida da população local, porém, compatibilizando-o com o uso sustentável dos recursos naturais e a preservação do meio-ambiente.
O planejamento se constitui em uma estratégia de desenvolvimento regional, que estabelece novos paradigmas para o desenvolvimento da Amazônia Brasileira e suas sub-regiões e se destina a desenvolver um território cuja singularidade é reconhecida na própria Constituição do Estado do Pará.
O plano foi elaborado a partir de diretrizes amplamente debatidas e aperfeiçoadas nas consultas públicas, momento em que as esferas de governo puderam avaliar e pontuar as principais reivindicações da população marajoara. As diretrizes foram agrupadas em cinco eixos temáticos:
a) Ordenamento territorial, regularização fundiária e gestão ambiental;
b) Fomento às atividades produtivas sustentáveis;
c) Infraestrutura para o desenvolvimento;
d) Inclusão social e cidadania;
e) Relações