plano de curso
INGles kids
PLANO DE CURSo
1-JUSTIFICATIVA
Ciente da necessidade de se dominar uma segunda língua a fim de obter melhores oportunidades no mercado de trabalho, onde a concorrência e a carência de profissionais capacitados são grandes; e, ciente, também, que a aprendizagem de pelo menos outra língua é, de fato, uma oportunidade única para nos livrarmos das limitações que o monolinguíssimo impõe à formação de cidadãos cultos e preparados para a vida contemporânea, surge a preocupação em oferecer um curso de língua estrangeira que prepare o cidadão a enfrentar esta realidade.
A opção pela abertura de um curso básico em Língua Inglesa se dá pelo fato desta língua ter uma liderança mundial, isto é, por ser umas das línguas mais faladas no mundo atualmente. A língua inglesa vem crescendo de uma maneira decisiva, fazendo com que o seu domínio seja uma necessidade em qualquer área profissional devido às oportunidades que vem surgindo com o processo de globalização.
O ensino de inglês, nas escolas brasileiras de ensino regular, deixa muito a desejar. O ensino deste dialeto foi, ao longo de sua história, perdendo seu espaço nas grades curriculares.
Os próprios Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998) reconhecem que existem vários problemas que limitam o ensino de língua estrangeira moderna no ensino regular público:
Deve-se considerar também o fato de que as condições na sala de aula da maioria das escolas brasileiras (carga horária reduzida, classes superlotadas, pouco domínio das habilidades orais por parte da maioria dos professores, material didático reduzido ao giz e livro didático, etc.) podem inviabilizar o ensino das quatro habilidades comunicativas.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) ignora a importância das línguas estrangeiras ao deixar de incluí-las dentre as disciplinas obrigatória: