PLANO DE CURSO
Departamento de Saúde
Curso: Educação Física
Discentes: Érica Lopes Moreira
Keeise Silva Santos
PLANO DE CURSO
Trabalho apresentado ao professor Manoel Gomes ministrante da disciplina Educação Física Escolar, para fins avaliativos da III unidade.
JEQUIÉ. BA
Agosto. 2012
ÍNDICE
I – APRESENTAÇÃO
II – CARACTERIZAÇÃO
III – JUSTIFICATIVA
IV – OBJETIVO
V – CONTEÚDOS/TEMÁTICAS
VI – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
VII – AVALIAÇÃO
I – APRESENTAÇÃO
Anos e anos a Educação Física foi voltada somente para a prática e nem fazia parte do currículo, pois as outras disciplinas eram teóricas ela era somente prática. De acordo a LDB 9394/96 foi reestruturada uma nova forma de trabalhar a Educação Física. O artigo 26, parágrafo 3° declara que: “Integrada à proposta pedagógica da escola é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se as faixas etárias e as condições da população escolar sendo facultativa nos cursos noturnos”.
A ideia de muitos ainda fica na Educação Física das quatro bolas: basquete, vôlei, futsal e handebol, ou das brincadeiras onde a maioria acha que brincar não leva ninguém a lugar algum. Mas quando lançamos um olhar para os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de compreender a cidadania, adotar atitudes solidárias, cooperar, respeitar o outro e a si mesmo, ser um sujeito crítico, utilizar do diálogo, construir a noção de identidade nacional e pessoal, valorizar o patrimônio brasileiro, posicionar-se contra qualquer discriminação, seja cultural, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características, contribuir para a melhoria do meio ambiente; buscar em si mesmo capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir no exercício da cidadania, valorizar hábitos